PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Segunda Câmara Criminal 1ª Turma RECURSO EM SENTIDO ESTRITO: 8001576-96.2021.8.05.0176 COMARCA DE NAZARÉ/BA PROCURADOR(A) DE JUSTIÇA: AUREA LUCIA LOEPP RECORRENTE: WALTER SANTOS CARVALHO RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA EMENTA: RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. HOMICÍDIO QUALIFICADO NA MODALIDADE TENTADO. 1 - PLEITO DA DESPRONÚNCIA, CALCADA EM SUPOSTA INSUFICIÊNCIA PROBATÓRIA. DESCABIMENTO. PRIMEIRA ETAPA DO TRIBUNAL DO JÚRI QUE EXIGE APENAS PROVA MÍNIMA DA MATERIALIDADE DO FATO E INDÍCIOS DE AUTORIA PARA QUE HAJA PRONÚNCIA. SUBSTRATO PROBATÓRIO MÍNIMO CONSTATADO. É PERCEPTÍVEL A PRESENÇA DE ELEMENTOS SUFICIENTES À CONTINUIDADE DO FEITO, COM SUBMISSÃO DA QUESTÃO AO TRIBUNAL DO JÚRI, NÃO SE EVIDENCIANDO O ENQUADRAMENTO DA SITUAÇÃO POSTA EM NENHUMA DAS HIPÓTESES CONTIDAS NO ART. 413 (DESPRONÚNCIA) DO CPPB, QUE LEVARIAM, INVARIAVELMENTE, À DESPRONÚNCIA. 2 - PEDIDO DE DESCLASSIFICAÇÃO PARA O DELITO DE LESÃO CORPORAL. IMPOSSIBILIDADE. EXISTÊNCIA DE INDÍCIOS SUFICIENTES DE AUTORIA E MATERIALIDADE. UTILIZAÇÃO DE ARMA BRANCA. GOLPES DESFERIDOS EM REGIÃO VITAL DA VÍTIMA. ALEGAÇÃO DE AUSÊNCIA DE ANIMUS NECANDI EM RAZÃO DE EMBRIAGUEZ. IRRELEVÂNCIA. ART. 28, II, DO CÓDIGO PENAL. TESE DE DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA NÃO COMPROVADA DE PLANO. INTERRUPÇÃO DA EMPREITADA CRIMINOSA APÓS INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. QUESTÕES RELACIONADAS AO ELEMENTO SUBJETIVO DA CONDUTA E À DINÂMICA DOS FATOS QUE DEVEM SER SUBMETIDAS AO TRIBUNAL DO JÚRI. 3 - PLEITO PELA EXCLUSÃO DAS QUALIFICADORAS. IMPOSSIBILIDADE. SUBSTRATO PROBATÓRIO MÍNIMO CONSTATADO. EVENTUAIS DÚVIDAS E CONTROVÉRSIAS FÁTICAS DEVEM SER APRECIADAS PELO CONSELHO DE SENTENÇA, QUE POSSUI COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL PARA TANTO. AFRONTA À SOBERANIA DO TRIBUNAL DO JÚRI. 4 - CONCLUSÃO: CONHECIMENTO E IMPROVIMENTO. Vistos, relatados e discutidos os Autos do RESE sob nº. 8001576-96.2021.8.05.0176, tendo WALTER SANTOS CARVALHO, como RECORRENTE e, na condição de RECORRIDO, MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA, os eminentes Desembargadores integrantes da 2ª Câmara Criminal - 1ª Turma Julgadora - do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, ACORDAM para CONHECER e IMPROVER o recurso interposto, nos termos do voto do Relator, conforme certidão de julgamento. Salvador/BA., data registrada em sistema. JULIO CEZAR LEMOS TRAVESSA DESEMBARGADOR RELATOR
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA
SEGUNDA CÂMARA CRIMINAL 1ª TURMA
| DECISÃO PROCLAMADA |
Conhecido e não provido Por Unanimidade
Salvador, 11 de Junho de 2026.
PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Segunda Câmara Criminal 1ª Turma RECURSO EM SENTIDO ESTRITO: 8001576-96.2021.8.05.0176 COMARCA DE NAZARÉ/BA PROCURADOR(A) DE JUSTIÇA: AUREA LUCIA LOEPP RECORRENTE: WALTER SANTOS CARVALHO RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA RELATÓRIO Trata-se de RECURSO EM SENTIDO ESTRITO interposto por WALTER SANTOS CARVALHO, em face da decisão proferida pelo Juízo a quo, que o pronunciou pela prática do crime previsto no art. 121, §2°, IV, c/c art 14, II, ambos do Código Penal Brasileiro. Descreve a DENÚNCIA oferecida em desfavor do Recorrente, in verbis: “[…] Noticiam os autos do inquérito policial de número em epígrafe que, no dia 24 de junho de 2021, por volta das 19 horas e 00 minutos, no Povoado de Cações, Município de Jaguaripe, Bahia, o denunciado, voluntária e conscientemente, por motivo torpe, atuando com animus necandi, mediante emboscada e de surpresa, utilizando-se de meio cruel, dificultando a chance de defesa à vítima, desferiu um soco e vários golpes de faca no abdômen do Sr. Jair Rodrigues Santana, apenas não consumando o seu intento criminoso em virtude da intervenção de terceiros. Irresignado, com a decisão, fora interposto recurso pelo Insurgente, pugnando pela despronúncia, sob argumento de inexistirem indícios suficientes de autoria e prova da materialidade aptos a ensejar a decisão de pronúncia. Subsidiariamente, requer a desclassificação do delito para o crime de lesão corporal e em sequência o afastamento da qualificadora prevista no art. 121, § 2º, inciso IV (recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima). As contrarrazões do Parquet, pugnando pelo improvimento recursal. Exercendo a faculdade de retratar-se, à luz do art. 589 do CPPB, o MM. Juízo manteve o decisum impugnado. Os autos foram distribuídos, na forma regimental deste Sodalício, pela DIRETORIA DE DISTRIBUIÇÃO DO 2º GRAU, sobrevindo, então, os autos conclusos, sendo proferido o despacho por este Relator. Instada a manifestar-se, a Procuradoria de Justiça opinou pelo improvimento do apelo. Então, os autos vieram conclusos. É O SUCINTO RELATÓRIO. Encaminhem-se os autos à Secretaria, a fim de que seja o presente feito pautado, observando-se as disposições contidas no Regimento Interno deste Sodalício, inclusive no que concerne a pedido de Sustentação Oral. Salvador/BA., data registrada em sistema. Desembargador JULIO CEZAR LEMOS TRAVESSA RELATOR
Em verdade, apurou-se que, no dia acima descrito, o denunciado e a vítima, que eram compadres, estavam numa mesma festa de aniversário até que, em determinando momento, aquele, já embriagado, saiu daquela confraternização, ali deixando apenas a vítima. Esta, por sua vez, por volta das 19 horas e 00 minuto, resolveu também sair do evento em que se encontrava para retornar para a sua residência.
Ocorre que, durante o percurso para a sua casa, foi a vítima surpreendida pelo denunciado, o qual, insatisfeito com o fato de aquela ter supostamente tido um desentendimento com o seu sobrinho anteriormente, para retaliar esta conduta, esperava-o para matá-lo. Desferiu, então, de plano, o denunciado um soco no rosto da vítima, a qual, sem compreender a razão do ato, indagou-lhe os motivos da agressão.
A indagação da vítima, entretanto, não arrefeceu o ânimo de seu algoz, o qual, imediatamente, continuou a golpeá-la com golpes de facão, os quais acertaram o seu abdômen. Neste momento, entretanto, populares que estavam no local do crime intervieram na cena, contendo o denunciado, o qual, por esta razão, não pode continuar a execução do crime de homicídio. Prestaram, ainda, aquelas pessoas socorro à vítima, a qual, desacordada, urinada e com suas vísceras expostas, foi conduzida ao hospital.
Em definitivo, apurou-se que, por força das agressões perpetradas pelo denunciado, a vítima, o Sr. Jair Rodrigues, sofreu diversas lesões corporais, as quais, quando da realização da perícia, foram identificadas enquanto correspondendo a uma cicatriz mediana abdominal normocrômica. medindo 28,0 cm, duas cicatrizes em flanco esquerdo, normocrômicas, medindo 4,5 e 5,0 cm, cada.
Ante o exposto, entende o Ministério Público do Estado da Bahia que WALTER SANTOS CARVALHO, encontra(m)-e incurso na(s) pena(s) do(s) artigo(s) 121, parágrafo segundo, incisos I (motivo torpe), III (meio cruel) IV (emboscada e dificultando a defesa da vítima), do Código Penal c/c artigo 14, inciso II, também constante desta codificação; razão pela qual pugna o Parquet pela deflagração de processo criminal, observando-se o rito especial destinado aos crimes dolosos contra vida, com a citação do(as) denunciado(as) para apresentar(em) resposta à acusação,
para, ao final, ser proferida a decisão de pronúncia e, em seguida, ser o(as) acusado(as) condenado(as) pelo Egrégio Tribunal do Júri, bem como requer a(s) oitiva(s) da(s) vítima(s), da(s) testemunha(s) abaixo arrolada(s) e o(s) interrogatório(s) do(as) acusado(as).[…] "
PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Segunda Câmara Criminal 1ª Turma RECURSO EM SENTIDO ESTRITO: 8001576-96.2021.8.05.0176 COMARCA DE NAZARÉ/BA PROCURADOR(A) DE JUSTIÇA: AUREA LUCIA LOEPP RECORRENTE: WALTER SANTOS CARVALHO RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA VOTO Inicialmente, urge esclarecer que encontram-se presentes os requisitos de admissibilidade, intrínsecos e extrínsecos, razão pela qual CONHECE-SE DO RECURSO EM SENTIDO ESTRITO interposto por WALTER SANTOS CARVALHO, em face da decisão proferida pelo Juízo a quo, que o pronunciou pela prática do crime previsto no art. 121, §2°, IV, c/c art 14, II, ambos do Código Penal Brasileiro. NÃO HAVENDO ARGUIÇÃO DE PRELIMINARES, ENTÃO, PASSA-SE À ANÁLISE MERITÓRIA. Descreve a DENÚNCIA oferecida em desfavor do Recorrente, in verbis: “[…] Noticiam os autos do inquérito policial de número em epígrafe que, no dia 24 de junho de 2021, por volta das 19 horas e 00 minutos, no Povoado de Cações, Município de Jaguaripe, Bahia, o denunciado, voluntária e conscientemente, por motivo torpe, atuando com animus necandi, mediante emboscada e de surpresa, utilizando-se de meio cruel, dificultando a chance de defesa à vítima, desferiu um soco e vários golpes de faca no abdômen do Sr. Jair Rodrigues Santana, apenas não consumando o seu intento criminoso em virtude da intervenção de terceiros. Como é sabido, o procedimento estabelecido em lei para a apuração dos crimes dolosos contra a vida, dada à relevância do bem jurídico tutelado, tem peculiaridades específicas, submetendo-se a duas fases, a saber, a judicium accusationis e a judicium causae. A primeira, também denominada de sumário da culpa, objetiva a colheita de provas mínimas que sejam capazes de atestar a materialidade do fato imputado ao agente, bem assim os indícios de autoria, que justifiquem a continuidade do processamento. Ou seja, busca-se a verificação de que aquela demanda tem viabilidade fática e jurídica, evitando o seu prosseguimento em casos nos quais seja manifesta a inexistência de crime doloso contra a vida. Nessa toada, a etapa inicial do procedimento bipartido em questão, que se encerra com uma decisão de pronúncia, impronúncia, desclassificação ou absolvição sumária, a depender das circunstâncias fáticas, consiste em uma espécie de colheita preliminar de provas, realizada sob o crivo de todos os princípios constitucionais e legais que norteiam o processo penal, em especial contraditório e ampla defesa, conduzido por um Juiz Togado que, ao final, formará o seu convencimento, analisando se é minimamente viável o prosseguimento à segunda fase de tal procedimento especial. A judicium causae, por seu turno, consiste exatamente nessa etapa seguinte, com submissão do caso ao Juízo natural responsável pelo exame meritório exaustivo de casos envolvendo crimes dolosos contra a vida, conforme previsão constitucional expressa, qual seja o Tribunal do Júri, formado pelo corpo de jurados, Magistrados populares, componentes das mais variadas camadas e setores sociais, selecionados através de procedimento imparcial previsto legalmente, a quem cabe a decisão final em casos tais. Nessa linha de intelecção, na etapa atual, cabe ao Magistrado tão somente a verificação da presença da prova da materialidade do fato e dos indícios suficientes de autoria, bem como o exame acerca da presença de causas manifestas que excluem o crime, de modo que, teses duvidosas, ou passíveis de mais de uma interpretação fática, devem ser, necessariamente, valoradas pelo Tribunal Popular, sob pena de inaceitável violação da competência constitucional mencionada. A respeito de tal procedimento, leciona o professor Eugênio Pacelli. “(...) O procedimento do Tribunal dol Júri é bifásico. Há, em verdade, duas fases muito bem delineadas. A primeira seria destinada à formação da culpa, agora denominada instrução preliminar, enquanto a segunda ao julgamento propriamente dito ou da acusação em plenário. A distinção tem destino ou destinatários certos. É que o julgamento dos crimes da competência do Tribunal do Júri é atribuído a pessoas não integrantes do Poder Judiciário, escolhidas aleatoriamente nas diferentes camadas sociais da comunidade, de quem, em regra, não se espera qualquer conhecimento técnico sobra a matéria. (…) A faseentão denominada de acusação e de instrução preliminar, ou do judicium accusationis é reservada para decisão acerca da possível existência de um crime da competência do Tribunal do Júri. (…) Nossa legislação, para evitar que todos os processos penais que tivessem por objeto a morte de determinada pessoa fossem encaminhados, desde logo, ao Tribunal do Júri, preferiu reservar ao Judiciário um juízo prévio acerca da natureza dos fatos em apuração, para a definição da competência jurisdicional a ser exercida. (…) A fase da instrução preliminar é, então, reservada para a definição da competência do Tribunal do Júri, com o que se examinará a existência, provável ou possível, de um crime doloso contra a vida. Dizemos provável ou possível porque, nessa fase, o juiz deve emitir apenas juízo de probabilidade, tendo em vista que caberá ao Tribunal do Júri dar a última palavra (a certeza, pois) sobre a existência e sobre a natureza do crime. Trata-se, então, de juízo de admissibilidade. (…)” (PACELLI, Eugênio. Curso de Processo Penal. 16ª Edição. Editora Atlas: São Paulo, 2012. p. 711/712) (Grifo acrescido). Seguindo tais premissas, constata-se, após exame acurado dos fólios, não merecer reforma a decisão guerreada, havendo no caderno processual substrato fático e jurídico suficiente para o pronunciamento do Recorrente. Com efeito, exsurge dos autos estar satisfatoriamente demonstrada, para esta etapa procedimental, a materialidade delitiva, evidenciada devidamente pelo Laudo de Exame de Lesões Corporais e os relatórios médicos do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (ID 105209173, págs. 22 a 25) que atestam lesões abdominais graves com evisceração. A prova colhida na instrução, por seu turno, além de ratificar a materialidade, demonstra indícios suficientes de autoria, uma vez que aponta exatamente no sentido de que o Recorrente é autor da infração penal. Nesse particular, cabe pontuar que as peças produzidas na etapa policial, servem A vítima, Jair Rodrigues Santana, ouvida sob o crivo do contraditório judicial, relatou que retornava para sua residência após participar de uma festa de aniversário quando foi surpreendida pelo acusado, Walter Santos Carvalho, seu compadre. Narrou que o réu, sem qualquer prévio diálogo, desferiu-lhe um soco no rosto e, na sequência, sacou uma faca, atingindo-o por duas vezes na região abdominal. Afirmou que chegou a questionar o acusado, indagando “o que é isso, compadre?”, contudo as agressões prosseguiram, cessando apenas após a intervenção de terceiros presentes no local. Acrescentou que o denunciado aparentava estar embriagado, mas que as investidas foram dirigidas a região vital do corpo, evidenciando, em seu entendimento, inequívoca intenção homicida. Por sua vez, o acusado Walter Santos Carvalho, tanto na fase inquisitorial quanto em juízo, não negou ter praticado as agressões contra a vítima. Alegou, entretanto, não se recordar integralmente da dinâmica dos fatos em razão do estado de embriaguez em que se encontrava no momento da ocorrência. Declarou, ainda, que apenas tomou ciência da gravidade de sua conduta no dia seguinte, por intermédio de terceiros, afirmando demonstrar arrependimento pelos fatos. Da análise dos elementos constantes dos autos, verifica-se que os depoimentos colhidos em juízo revelam-se coerentes, harmônicos e convergentes com os elementos informativos produzidos na fase investigativa, possuindo, portanto, plena aptidão probatória. Embora próprios do juízo de admissibilidade da acusação, os elementos até então produzidos evidenciam, em sede de cognição sumária, indícios suficientes de autoria delitiva em desfavor do recorrente, especialmente diante das declarações firmes da vítima e da admissão parcial do acusado quanto à prática das agressões. Cumpre salientar que, conforme entendimento consolidado da jurisprudência pátria, a decisão de pronúncia exige apenas a presença de prova da materialidade e indícios suficientes de autoria, não se reclamando certeza absoluta acerca da responsabilidade penal do acusado, matéria reservada ao Tribunal do Júri. Nesse contexto, considerando o conjunto probatório amealhado aos autos, entende-se suficientemente demonstrada, em juízo de probabilidade, a existência de indícios aptos a justificar a manutenção da pronúncia do recorrente pela suposta prática do delito de tentativa de homicídio qualificado.de reforço às provas colhidas durante a fase judicial, uma vez que, no sistema de valoração da prova adotado pelo direito brasileiro (Livre Convencimento Motivado), é permitido ao Magistrado formar seu entendimento cotejando o material da etapa processual com o da pré-processual. O que não se admite, evidentemente, é utilização tão somente de elementos oriundos do procedimento inquisitorial. É o que se percebe da interpretação literal do dispositivo previsto no art. 155 do Diploma de ritos penais: “Art.155. O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas. (Redação dada pela Lei nº 11.690, de 2008)” (grifo acrescido) A jurisprudência também é unânime em aceitar tal entendimento, como se observa das ementas a seguir transcritas: “PENAL E PROCESSO PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. ROUBO CIRCUNSTANCIADO. VIOLAÇÃO AO ART. 155 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. NÃO OCORRÊNCIA. CONDENAÇÃO QUE ENCONTRA APOIO NAS PROVAS PRODUZIDAS EM JUÍZO. CAUSA DE AUMENTO RELATIVA AO EMPREGO DE ARMA DE FOGO. AUSÊNCIA DE APREENSÃO E PERÍCIA DO ARTEFATO. DESNECESSIDADE. ERESP N. 961.863/RS. AGRAVO IMPROVIDO. 1. O art. 155 do Código de Processo Penal dispõe que o magistrado não pode "fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação". Contudo, as provas produzidas no inquérito policial podem ser valoradas, desde que em harmonia com a prova colhida na fase judicial. 2. No caso, da leitura do acórdão hostilizado, extrai-se que a sentença condenatória encontra-se fundamentada nas provas pericial (laudo papiloscópico) e testemunhal produzidas durante a instrução criminal. O depoimento que não pôde ser repetido em juízo foi corroborado por outras provas apresentadas no curso da ação penal; não se tratando, portanto, de prova exclusiva, não há óbice à sua utilização. 3. Por sua vez, é assente o entendimento desta Corte de que, no crime de roubo com emprego de arma, a não apreensão ou a falta de realização de perícia no artefato não tem o condão de afastar a causa de aumento da pena prevista no art. 157, § 2º, I, do CP, se presentes outros elementos que demonstrem sua utilização, como no caso em comento. 4. Assim sendo, inviável o provimento recursal, inclusive para o fim de comprovar-se a insuficiência de provas para a condenação, visto ser necessário o reexame de matéria fática-probatória, o que é vedado pelo enunciado da Súmula n. 7/STJ. 5. Agravo regimental a que se nega provimento.” (STJ - AgRg no AREsp: 377671 DF 2013/0279200-3, Relator: Ministro MARCO AURÉLIO BELLIZZE, Data de Julgamento: 21/08/2014, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 28/08/2014) (grifos acrescidos) “AGRAVO REGIMENTAL NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO RECURSO ESPECIAL. TRÁFICO DE DROGAS. PEDIDO DE DESCLASSIFICAÇÃO DO CRIME PARA USO DE ENTORPECENTES. REEXAME DE PROVAS. SÚMULA 7/STJ. CONDENAÇÃO BASEADA EM PROVAS COLHIDAS NO INQUÉRITO POLICIAL E EM JUÍZO. POSSIBILIDADE. ART. 155 DO CPP. APLICAÇÃO DA CAUSA ESPECIAL DE DIMINUIÇÃO DE PENA NO GRAU MÁXIMO (ART. 33, § 4º, DA LEI N. 11.343/2006). MATÉRIA NÃO ALEGADA NO RECURSO ESPECIAL. INOVAÇÃO RECURSAL. MANIFESTO CONSTRANGIMENTO ILEGAL. HABEAS CORPUS CONCEDIDO DE OFÍCIO. 1. Para o acolhimento da tese de desclassificação do crime de tráfico para o de uso de entorpecentes, seria imprescindível exceder os fundamentos do acórdão vergastado e adentrar no exame do conjunto fático-probatório, o que é vedado em recurso especial, a teor do verbete sumular n. 7 desta Corte. 2. Conforme a jurisprudência desta Corte, é possível a utilização de elementos informativos para a formação da convicção do julgador quando corroborados por outras provas judicializadas, como ocorreu na espécie, não havendo, portanto, violação do art. 155 do CPP. 3. Evidenciado o manifesto constrangimento ilegal em relação à aplicação da causa de diminuição de pena, prevista no art. 33, § 4º, da Lei 11.343/06, no patamar mínimo, impõe-se a concessão de habeas corpus de ofício para reduzir a pena aplicada ao recorrente. 4. Agravo regimental a que se nega provimento. Habeas corpus concedido de ofício.” (STJ - AgRg nos EDcl no REsp: 1228924 PR 2010/0219385-9, Relator: Ministro MARCO AURÉLIO BELLIZZE, Data de Julgamento: 20/02/2014, T5 - QUINTA TURMA, Data de Publicação: DJe 27/02/2014) (grifos acrescidos). Do arcabouço coligido, nessa medida, é perceptível a presença de elementos suficientes à continuidade do feito, com submissão da questão ao Tribunal do Júri, não se evidenciando o enquadramento da situação posta em nenhuma das hipóteses contidas nos arts. 415 e 414 do CPPB, que levariam, invariavelmente, à absolvição sumária ou impronúncia. Tais conclusões afastam, neste momento processual, a possibilidade de acatamento dos pleitos recursais. Eventual divergência ou dúvida fática, deve ser submetida ao Colégio de Jurados, Magistrados naturais da causa, incumbidos de realizar com exaustão a valoração do acontecimento colocado em questão, quando, eventualmente, poderão acolher as teses aventadas pela defesa. Afinal, a sistemática da primeira fase do Tribunal do Júri, exige apenas juízo de probabilidade e não de certeza, de modo que somente se admite a absolvição sumária, impronúncia, ou mesmo a desclassificação, quando seja manifesta a ausência de materialidade e/ou autoria, se revele causa que afaste algum dos elementos do crime, ou quando ausentes provas mínimas que robusteçam a acusação, além daquelas hipóteses em que se constate, de forma inconteste, inexistir crime doloso contra a vida, não se enquadrando em nenhuma dessas a situação dos fólios, consoante reiteradamente dito. Sobre o tema, relevantes as palavras da doutrina: “ Na decisão de pronúncia, o que o juiz afirma, com efeito, é a existência de provas no sentido de materialidade e da autoria. Em relação à materialidade, a prova há de ser segura quanto ao fato. Já em relação à autoria, bastará a presença de elementos indicativos, devendo o juiz, tanto quanto possível, abster-se de revelar um convencimento absoluto quanto a ela. É preciso considerar que a decisão de pronúncia somente deve revelar um juízo de probabilidade e não de certeza. É costume doutrinário e mesmo jurisprudencial o entendimento segundo o qual, nessa fase de pronúncia, o juiz deveria ( e deve) orientar-se pelo princípio do in dubio pro societate, o que significa que, diante de dúvida quanto à existência do fato e da respectiva autoria, a lei estaria a lhe impor a remessa dos autos ao Tribunal do Júri (pela pronúncia). Na essência, é mesmo assim. Mas acreditamos que por outras razões. Parece-nos que tal não se deve ao in dubio pro societate, até porque não vemos como aceitar semelhante princípio (ou regra) em uma ordem processual garantista. Não se pode perder de vista que a competência para o julgamento dos crimes contra a vida é do Tribunal do Júri, conforme exigência e garantia constitucional. Por isso, só excepcionalmente é que tal competência poderá ser afastada. Na fase de pronúncia, o que se faz é unicamente o encaminhamento regular do processo ao órgão jurisdicional competente, pela inexistência das hipóteses de absolvição sumária e desclassificação. Essas duas decisões, como visto, exigem a afirmação judicial de certeza total quanto aos fatos e à autoria – por isso são excepcionais. Não se pede, a pronúncia (nem se poderia), o convencimento absoluto do juiz da instrução, quanto à materialidade e à autoria. Não é essa a tarefa que lhe reserva a lei. O que se espera dele é o exame do material probatório ali produzido, especialmente para a comprovação da inexistência de quaisquer das possibilidades legais de afastamento da competência do Tribunal do Júri. E esse afastamento, como visto, somente é possível por meio de convencimento judicial pleno, ou seja, por meio de juízo de certeza, sempre excepcional nessa fase. Mesmo na impronúncia, que é fundada na ausência de provas, o juiz deve realizar exame aprofundado de todo o material ali produzido para atestar a sua insuficiência, já que, em princípio, não é ele o competente para a valoração do fato. (PACELLI, Eugênio. Curso de Processo Penal. 16ª Edição. Editora Atlas: São Paulo, 2012. p. 722/723) (Grifo acrescido) Igualmente oportuno colacionar os seguintes julgados, donde se confirma a necessidade de submissão de controvérsias fáticas ao Conselho de Sentença: “EMENTA RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. HOMICÍDIO NA DIREÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR. DOLO EVENTUAL. CULPA CONSCIENTE. PRONÚNCIA. TRIBUNAL DO JÚRI. 1. Admissível, em crimes de homicídio na direção de veículo automotor, o reconhecimento do dolo eventual, a depender das circunstâncias concretas da conduta. Precedentes. 2. Mesmo em crimes de trânsito, definir se os fatos, as provas e as circunstâncias do caso autorizam a condenação do paciente por homicídio doloso ou se, em realidade, trata-se de hipótese de homicídio culposo ou mesmo de inocorrência de crime é questão que cabe ao Conselho de Sentença do Tribunal do Júri. 3. Não cabe na pronúncia analisar e valorar profundamente as provas, pena inclusive de influenciar de forma indevida os jurados, de todo suficiente a indicação, fundamentada, da existência de provas da materialidade e autoria de crime de competência do Tribunal do Júri. 4. Recurso ordinário em habeas corpus a que se nega provimento. (STF. Processo: RHC 116950 ES. Órgão Julgador: Primeira Turma . Publicação: DJe-031 DIVULG 13-02-2014 PUBLIC 14-02-2014. Julgamento 3 de Dezembro de 2013. Relator: Rosa Weber) (Grifos acrescidos) “PROCESSUAL PENAL E PENAL. HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO. NÃO CABIMENTO. HOMICÍDIO. PRONÚNCIA. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. ANÁLISE DO ELEMENTO SUBJETIVO DO TIPO. AFERIÇÃO DA EXISTÊNCIA DE CULPA CONSCIENTE OU DOLO EVENTUAL. COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI. EXCESSO DE LINGUAGEM. OCORRÊNCIA. DECRETAÇÃO DE NULIDADE. INSUFICIÊNCIA DE SIMPLES ENVELOPAMENTO. HABEAS CORPUS NÃO CONHECIDO. ORDEM CONCEDIDA DE OFÍCIO. 1. Ressalvada pessoal compreensão diversa, uniformizou o Superior Tribunal Tribunal de Justiça ser inadequado o writ em substituição a recursos especial e ordinário, ou de revisão criminal, admitindo-se, de ofício, a concessão da ordem ante a constatação de ilegalidade flagrante, abuso de poder ou teratologia. 2. O exame de controvérsia acerca do elemento subjetivo do delito, notadamente, se praticado com dolo eventual ou culpa consciente, é direcionado primacialmente ao Tribunal do Júri, juiz natural da causa. 3. O acórdão que analisou o recurso em sentido estrito incorreu em excesso de linguagem ao utilizar expressões de certeza quanto ao elemento subjetivo do delito, com fortes qualificativos passíveis de induzir o Conselho de Sentença. 4. Em observância ao recente entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, no sentido de que, em atenção ao art. 472 do CPP e à vedação aos pronunciamentos ocultos, nos casos de reconhecido excesso de linguagem, o simples desentranhamento e envelopamento da peça que incorreu no vício não é suficiente, devendo ser declarada a nulidade do acórdão hostilizado, para que outro seja prolatado. 5. Habeas corpus não conhecido, mas concedida a ordem de ofício, para anular o acórdão hostilizado, por excesso de linguagem, a fim de que os autos retornem à Corte Estadual para novo pronunciamento.” (STJ; HC 308.047/SP, Rel. Ministro NEFI CORDEIRO, SEXTA TURMA, julgado em 08/03/2016, DJe 20/04/2016) (Grifos acrescidos). “RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. HOMICÍDIO QUALIFICADO. OCULTAÇÃO DE CADÁVER. MATERIALIDADE COMPROVADA. AUTORIA. PROVAS QUE INDICAM TRÊS VERSÕES DOS FATOS. SENTENÇA DE PRONÚNCIA AMPARADA EM UMA DELAS. CONTROVÉRSIAS QUE DEVEM SER DIRIMIDAS PELO CONSELHO DE SENTENÇA. MANUTENÇÃO DA PRONÚNICA. MEDIDA QUE SE IMPÕE. NEGATIVA DO DIREITO DE RECORRER RM LIBERDADE. INEXISTÊNCIA DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL. RÉ PRESA DURANTE TODA A INSTRUÇÃO CRIMINAL. INALTERAÇÃO DO QUADRO FÁTICO. RECURSO CONHECIDO E IMPROVIDO. A sentença de pronúncia consiste em juízo de admissibilidade, não exigindo prova incontroversa da autoria delitiva, bastando que o juiz indique as provas da materialidade do crime e os indícios suficientes de autoria, ou seja, de que haja uma probabilidade de ter o acusado praticado o crime. 2. A materialidade do crime, embora não tenha sido questionada pela defesa, está demonstrada pelo laudo de exame cadavérico de fls. 48, onde consta que a morte da recém-nascida se deu por asfixia devido ao estrangulamento, e pelas fotografias de fls. 49/55. 3. Quanto à autoria, a prova oral constante dos autos indicam três versões dos fatos. Estando a sentença de pronúncia amparada em uma dessas versões e inexistindo manifesta improcedência da acusação que é feita, deve a questão ser submetida ao Conselho de Sentença, o juiz natural da causa, a fim de que por ele sejam dirimidas todas as controvérsias. Precedente STF. 4. Inexiste constrangimento ilegal a ser sanado se a prisão preventiva foi mantida em virtude de permanecerem intactos os motivos que ensejaram a custódia cautelar da recorrente, principalmente quando inalterado o quadro fático e esta permaneceu presa durante toda instrução criminal. 5. Recurso conhecido e improvido.”(TJ-PI. Processo: RSE 00069818220148180000 PI 201400010069813; Órgão Julgador: 2ª Câmara Especializada Criminal; Publicação: 28/11/2014; Julgamento: 26 de Novembro de 2014; Relator: Des. Erivan José da Silva Lopes). Outrossim, no tocante ao pleito defensivo de desclassificação da conduta para o delito de lesão corporal, não se vislumbra, neste momento processual, suporte suficiente para seu acolhimento. A alegação de ausência de animus necandi em razão do estado de embriaguez do acusado não autoriza, por si só, a imediata desclassificação da imputação, porquanto a embriaguez voluntária ou culposa não exclui a imputabilidade penal, conforme expressamente dispõe o artigo 28, inciso II, do Código Penal. Além disso, eventual dúvida acerca da efetiva intenção homicida do agente, especialmente diante da utilização de arma branca e da realização de golpes dirigidos à região vital da vítima, constitui matéria afeta à competência constitucional do Tribunal do Júri, a quem compete a apreciação definitiva acerca do elemento subjetivo da conduta. Da mesma forma, a tese de desistência voluntária não se encontra demonstrada de plano pelos elementos até então coligidos aos autos. Ao revés, há indicativos de que a interrupção da ação delitiva ocorreu em razão da intervenção de terceiros, circunstância que, em juízo de admissibilidade da acusação, impede o reconhecimento seguro de cessação espontânea da execução pelo agente. Nessa perspectiva, tratando-se de questões diretamente relacionadas à dinâmica fática dos acontecimentos e à aferição do dolo do acusado, impõe-se a submissão da controvérsia ao crivo do Conselho de Sentença, em observância ao princípio do in dubio pro societate, aplicável à fase da pronúncia. Destarte, não merece acolhida o pleito do Recorrente para exclusão das qualificadoras, isto porque, somente seria possível afastá-las se houvesse prova cabal e irrefutável da inexistência, o que não se vislumbra no presente caso, já que, caso contrária, estar-se-ia afrontando à soberania do Tribunal do Júri. Nesse sentido a jurisprudência pátria: RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. HOMICÍDIO QUALIFICADO. MOTIVO FÚTIL. CIRCUNSTÂNCIA QUE NÃO SE MOSTRA MANIFESTAMENTE IMPROCEDENTE. MANUTENÇÃO DA QUALIFICADORA NA PRONÚNCIA. Recurso improvido. (TJ-RS - RSE: 70050984699 RS , Relator: Manuel José Martinez Lucas, Data de Julgamento: 06/03/2013, Primeira Câmara Criminal, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 22/03/2013). RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. DECRETO DE PRONÚNCIA. MATERIALIDADE COMPROVADA. INDÍCIOS SUFICIENTES DE AUTORIA. ANIMUS NECANDI. AFASTAMENTO. IMPOSSIBILIDADE. MATÉRIA AFETA AO TRIBUNAL DO JURI. IN DUBIO PRO SOCIETATE. QUALIFICADORA DO MOTIVO FÚTIL. MANUTENÇÃO. RECURSO DESPROVIDO. I - A pretensão desclassificatória não há de ser acolhida no atual estágio processual, cumprindo ao Tribunal Popular perquirições quanto a pertinência da tese defensiva a afastar o necessário animus necandi, afigurando-se preponderante nesta fase processual o aforismo "in dubio pro societate". II - Se a qualificadora prevista em denúncia se mostra consentânea à versão fática emanada da instrução processual, não se há falar em seu afastamento em sede de decisão de pronúncia, transferindo-se ao Tribunal do Júri análise acurada acerca da futilidade motivacional. (TJ-MG - Rec em Sentido Estrito: 10512140000666001 MG , Relator: Matheus Chaves Jardim, Data de Julgamento: 18/09/2014, Câmaras Criminais / 2ª CÂMARA CRIMINAL, Data de Publicação: 29/09/2014). Destarte, toda prova coletada é convergente no sentido de que os indícios apontados são suficientes e autorizam a submissão do Recorrente a julgamento pelos Juízes naturais da causa, em razão da prática do crime. CONCLUSÃO Diante do quanto exposto, vota-se pelo CONHECIMENTO e IMPROVIMENTO, pelas razões fáticas e jurídicas acima delineadas. Salvador/BA., data registrada em sistema. JULIO CEZAR LEMOS TRAVESSA DESEMBARGADOR RELATOR
Em verdade, apurou-se que, no dia acima descrito, o denunciado e a vítima, que eram compadres, estavam numa mesma festa de aniversário até que, em determinando momento, aquele, já embriagado, saiu daquela confraternização, ali deixando apenas a vítima. Esta, por sua vez, por volta das 19 horas e 00 minuto, resolveu também sair do evento em que se encontrava para retornar para a sua residência.
Ocorre que, durante o percurso para a sua casa, foi a vítima surpreendida pelo denunciado, o qual, insatisfeito com o fato de aquela ter supostamente tido um desentendimento com o seu sobrinho anteriormente, para retaliar esta conduta, esperava-o para matá-lo. Desferiu, então, de plano, o denunciado um soco no rosto da vítima, a qual, sem compreender a razão do ato, indagou-lhe os motivos da agressão.
A indagação da vítima, entretanto, não arrefeceu o ânimo de seu algoz, o qual, imediatamente, continuou a golpeá-la com golpes de facão, os quais acertaram o seu abdômen. Neste momento, entretanto, populares que estavam no local do crime intervieram na cena, contendo o denunciado, o qual, por esta razão, não pode continuar a execução do crime de homicídio. Prestaram, ainda, aquelas pessoas socorro à vítima, a qual, desacordada, urinada e com suas vísceras expostas, foi conduzida ao hospital.
Em definitivo, apurou-se que, por força das agressões perpetradas pelo denunciado, a vítima, o Sr. Jair Rodrigues, sofreu diversas lesões corporais, as quais, quando da realização da perícia, foram identificadas enquanto correspondendo a uma cicatriz mediana abdominal normocrômica. medindo 28,0 cm, duas cicatrizes em flanco esquerdo, normocrômicas, medindo 4,5 e 5,0 cm, cada.
Ante o exposto, entende o Ministério Público do Estado da Bahia que WALTER SANTOS CARVALHO, encontra(m)-e incurso na(s) pena(s) do(s) artigo(s) 121, parágrafo segundo, incisos I (motivo torpe), III (meio cruel) IV (emboscada e dificultando a defesa da vítima), do Código Penal c/c artigo 14, inciso II, também constante desta codificação; razão pela qual pugna o Parquet pela deflagração de processo criminal, observando-se o rito especial destinado aos crimes dolosos contra vida, com a citação do(as) denunciado(as) para apresentar(em) resposta à acusação,
para, ao final, ser proferida a decisão de pronúncia e, em seguida, ser o(as) acusado(as) condenado(as) pelo Egrégio Tribunal do Júri, bem como requer a(s) oitiva(s) da(s) vítima(s), da(s) testemunha(s) abaixo arrolada(s) e o(s) interrogatório(s) do(as) acusado(as).[…] "
Quanto aos indícios de autoria, estes restaram robustamente evidenciados pelos depoimentos testemunhais prestados em juízo, especialmente o relato da testemunha ocular Carlos André Magno Silva que afirmou ter visto o réu avançar contra a vítima portando uma faca e desferir os golpes. Também relatou que a população gritou para que o acusado cessasse as agressões, ocasião em que o depoente correu para socorrer a vítima, a qual se encontrava com as vísceras expostas. Acrescentou que o réu estava embriagado e fugiu após o fato.